Conheça os serviços oferecidos pela Itacuã.
Para garantir o perfeito funcionamento e longa vida útil do motor, o período de troca de óleo deve ser respeitado, não excedendo 6 meses ou 10.000 km. Hoje em dia, os óleos para motores são aperfeiçoados continuamente, por isso a Itacuã está sempre atualizada sobre a correta aplicação de normas da Volkswagen. Ao substituir o óleo, recomenda-se também a troca do filtro de óleo.
Retêm as impurezas, garantindo um funcionamento livre da ação de agentes externos. O filtro de ar deve ser substituído dentro dos intervalos de troca específico para cada veículo e nunca deve ser limpo e reutilizado. Já em relação aos filtros de combustível para veículos, principalmente os flex, deve-se trocá-los junto com o óleo para motor.
Correias de motor (dentada ou poly V) devem ser inspecionadas a cada revisão, sendo que seu intervalo de troca é definido de acordo com o manual do veículo. A quebra da correia (dentada ou poly V) causa imobilização do veículo e danos ao motor.
Aumento no consumo de combustível, falhas no motor, falta de potência podem ser sinais de sérios problemas nas válvulas injetoras, causados por combustível de má qualidade. O ideal é que seja realizada uma verificação e, se necessária, a limpeza e regulagem das válvulas injetoras, juntamente com os demais componentes do sistema de injeção eletrônica.
O sistema de freio, como um dos principais itens de segurança do veículo, deve ser inspecionado periodicamente. Componentes como pastilhas, discos, lonas de freio e tambor de freio possuem vida útil de acordo com o uso e ao pequeno sinal de ruídos ou vibrações durante o acionamento do freio, devem ser examinados. O fluido de freio também deve ser inspecionado e substituído regularmente a cada 2 anos. Quando o condutor perceber que a luz do freio no painel está acesa, o primeiro passo a dar é o de levar o veículo diretamente para uma análise completa do sistema de freio.
Garante que o motor seja resfriado e que mantenha sua temperatura normal de trabalho. É importante verificar o nível do fluido, uma redução do nível pode indicar que há vazamentos no sistema. O fluido de arrefecimento tem cor característica (lilás ou verde) e deve ser substituído quando apresentar cor escura.
As palhetas são itens de desgaste, que se ressecam e racham com o uso. Para garantir boa visibilidade em qualquer condição devemos substituir as palhetas sempre que estiverem gastas.
O nível da água do lavador do para-brisa deve ser completado e o alvo dos injetores do lavador deve estar regulado.
Velas gastas ou em mau estado interferem no rendimento do motor, causando falhas de funcionamento e o aumento no consumo de combustível. Recomenda-se a verificação desses itens quando o motorista notar um mau funcionamento do motor.
Para garantir um ambiente limpo e agradável dentro do veículo, deve-se fazer a limpeza no sistema de ar-condicionado a cada revisão. O filtro do habitáculo do ar-condicionado também deve ser verificado e substituído, complementando a higienização.
Luzes de seta, freio e lanternas, devem ser sempre verificadas e os faróis regulados, para garantir uma condução sem riscos de acidentes.
Os pneus são componentes submetidos a esforço, estão em contato com o solo e sofrem a ação de pancadas por buracos. Ao perceber que o volante de direção está desalinhado ou o veículo apresenta desvio direcional nas pistas ou cantando pneus em curvas, recomenda-se conferir o alinhamento do veículo. Da mesma forma, com o veículo em movimento, se houver trepidações no volante, pode ser indício de que seja necessário a realização do balanceamento dos pneus.
Para garantir a durabilidade dos pneus, é imprescindível avaliar a necessidade do rodízio de pneus, para que desgastem por igual. O alinhamento e o balanceamento, além de garantirem durabilidade com segurança, prolongam a vida útil dos pneus. Já a pressão dos pneus deve ser verificada regularmente e calibrada de acordo com o manual de instruções.
Entre em contato para saber mais sobre a correta revisão do seu Volkswagen.