A Volkswagen

Volkswagen no Brasil

A história de sucesso da Volkswagen teve início em 1953, em um pequeno galpão alugado em São Paulo. A empresa, que começou com apenas 12 funcionários, ampliou sua estrutura 6 anos mais tarde com a inauguração de outra unidade, evento este que contou com a presença do então presidente Juscelino Kubistchek.

Em 1976, a Volkswagen iniciou a operação da fábrica de Taubaté, erguida com o propósito de produzir o Gol, o carro mais vendido há 26 anos consecutivos. Em 1996, a empresa inaugurou a fábrica de São Carlos, uma das três maiores produtoras de motores do Grupo Volkswagen no mundo. Em 1999, iniciou a operação da moderna unidade de São José dos Pinhais.

Grupo Volkswagen

Com o objetivo de oferecer veículos atraentes, seguros, ambientalmente saudáveis e competitivos em um mercado cada vez mais difícil, o Grupo Volkswagen estabeleceu padrões mundiais em suas respectivas classes. A empresa, com base em Wolfsburg, é uma das líderes mundiais em produção de veículos e a maior produtora de carros da Europa. Em cada dia de trabalho, mais de 500 mil funcionários em todo o mundo produzem cerca de 34.500 veículos. 

O Grupo é formado por 12 marcas: Volkswagen, Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciais, Scania e MAN. São mais de 90 unidades fabris em 18 países europeus e 8 países nas Américas, Ásia e África.

O Grupo Volkswagen também atua em outras áreas de negócios, como na fabricação de motores diesel de grandes aplicações marítimas e industriais, turbocompressores, turbomáquinas (vapor e turbinas a gás), compressores e reatores químicos e, também, na produção de transmissões de veículos, unidades especiais de engrenagens para turbinas eólicas, guias e acoplamentos, bem como sistemas de teste para o setor de mobilidade.

Você sabia?

Leia mais sobre a história da Volkswagen